Informativo AMTB
26/12/2018AMTB no Navio Logos Hope
01/08/2019Baixe o informe em PDF sobre o posicionamento da AMTB
Informe AMTB = https://www.amtb.org.br/posicionamento-da-amtb-sobre-o-movimento-brasileiro-e-os-povos-nao-alcancados-e-nao-engajados
O MOVIMENTO MISSIONÁRIO BRASILEIRO E OS POVOS NÃO ALCANÇADOS e NÃO ENGAJADOS
Posicionamento da AMTB
Como parte do movimento missionário brasileiro, a AMTB – Associação de Missões Transculturais Brasileiras reconhece que a ação de Deus na história é implementada por pessoas diferentes em diferentes lugares. Acreditamos que Deus, por meio do seu Espírito Santo, tem usado diversas estratégias, modelos e ferramentas para o movimento de evangelização entre todos os povos. Jesus incentivou a unidade e orou para que seus discípulos pudessem caminhar unidos de tal forma que a mensagem pregada pudesse encontrar credibilidade entre os ouvintes (João 17.21).
Sabemos que as metodologias e estratégias missionárias utilizadas nos dias de hoje têm diferentes abordagens e perspectivas, mas todas agem em prol do Reino. Diante disso, no que tange às questões relacionadas aos PNA’s – Povos Não Alcançados e PNE’s – Povos Não Engajados (as definições seguem no texto), a AMTB, como resultado do diálogo entre seus líderes e estudo do assunto por meio do seu Departamento de Pesquisa (DP-AMTB), emite um posicionamento para o movimento missionário e a Igreja Brasileira com a finalidade de promover mais compreensão nos dados, pesquisas e conceitos. Tal posicionamento não tem a intenção de afirmar uma única metodologia de compreensão e dimensionamento dos povos menos evangelizados no mundo, mas informar como a AMTB compreende e avalia o desafio.
Paulo Feniman
Presidente da AMTB
Um desafio complexo
O movimento missionário global, no intuito de desenhar uma figura compreensível e estratégica da tarefa ainda inacabada em um mundo complexo, desenvolve pesquisas com diferentes recortes: linguísticos, etno-linguísticos, geográficos, demográficos, socioculturais, sociorreligiosos e assim por diante. Algumas terminologias foram cunhadas para destacar aqueles que pouco ou nada ouviram do evangelho, e duas são mais amplamente usadas: Povos Não Alcançados (PNAs) e Povos Não Engajados (PNEs).
Definições
A AMTB compreende que um PNA é um povo sem comunidade cristã autóctone, com insuficientes número, recursos e visão para fazer discípulos de Jesus no seu próprio povo sem apoio externo, em geral com menos de 2% de evangélicos. O termo correlato em Inglês é Unreached People Group (UPG).
E compreende que PNE é um povo não alcançado sem a presença de cristãos, igrejas, missionários ou Bíblia na língua materna, e sobre o qual não há nenhuma iniciativa ou intenção de evangelização, interna ou externa. O termo usado em Inglês é Unengaged Unreached People Group (UUPG).
Critérios
Há três organizações que trabalham mais prolongadamente com a estatística missionária global: Joshua Project (JP), International Mission Board (IMB) e World Christian Database (WCD).
As duas primeiras utilizam o conceito etno-linguístico (povos definidos pela língua e cultura), semelhante à metodologia de pesquisa da AMTB entre os grupos minoritários no Brasil. A última trabalha com um conceito mais amplo que envolve geografia, religião e outros dados socioculturais.
O critério de identificação do que é um PNA se dá como segue: Para a WCD, um PNA é um povo em que mais de 50% da população permanece não evangelizada. Para a IMB, um PNA é um povo com menos de 2% de evangélicos. E para o Joshua Project, um PNA é um povo com menos de 2% de evangélicos e menos de 5% de cristãos aderentes.
A dimensão da tarefa
Apesar dos critérios um pouco distintos, os três bancos de dados apontam para um número parecido de PNAs (Povos Não Alcançados) – cerca de 4.400. E, se considerarmos a presença de um mesmo povo em mais de um país, são mais de 7.000 grupos, como destaca o Joshua Project.
O estudo dos PNEs (Povos Não Engajados) constitui uma pesquisa ainda em andamento com diferentes e valiosas iniciativas. A AMTB concorda com a compreensão da IMB, segundo a qual há um pouco mais de 3.100 PNEs, ou seja, aqueles que permanecem não alcançados e sem nenhuma iniciativa missionária entre eles. No Brasil há cerca de 120 povos nessa categoria, sendo 99 confirmados.
Outros importantes movimentos de impacto global, como Finishing The Task (FTT) e Call2All utilizam filtros, como um número mínimo populacional, e focam em grupos específicos de PNEs, destacando uma lista prioritária de 300 deles.
Diversas iniciativas
Há diversas e valiosas iniciativas de pesquisa que participam ativamente do trabalho de investigar quem são e onde estão os menos evangelizados, como: Ethnologue, Global Recordings, HIS Registry of Peoples (ROP), Finishing the Task, Call2All, 4K Project (YWAM), Etnopedia e Progress Bible, entre outras.
Além dessas, há centenas de pesquisas missionárias locais, que são de fundamental importância para que o cenário global seja melhor conhecido, pois estão mais próximas dos fatos e realidades.
Conclusões
A AMTB reconhece todos os esforços de pesquisa ao redor do mundo na tentativa de identificar as necessidades e oportunidades entre aqueles que pouco ou nada ouviram de Cristo. Utiliza, assim, os dados globais que apontam para 4.400 Povos Não Alcançados e 3.100 Povos Não Engajados, enquanto segue acompanhando e colaborando com os movimentos de pesquisas por meio do seu Departamento de Pesquisa (DP-AMTB).
Nosso desejo é que o evangelho de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, chegue a todos em todos os lugares, prioritariamente àqueles que pouco ou nada ouviram da única e insubstituível salvação em Cristo Jesus.
Departamento de Pesquisa AMTB, abril de 2019.
Referências
4K Project – http://www.4kworldmap.com
Call2All – http://www.call2all.org
Etnopedia – http://www.etnopedia.org
FTT – https://www.finishingthetask.com
HIS Registry of Peoples (ROP) – http://harvestinfosys.wpengine.com
IMB – https://www.peoplegroups.org
Johnstone, Patrick. O futuro da igreja global. Cultura cristã, 2017
Joshua project 2019 – https://joshuaproject.net
Wycliffe Bible Translators – https://www.wycliffe.org.uk/about/our-impact