Quem somos

Somos um espaço interdenominacional que reúne organizações cristãs que tenham ações intencionais para que o evangelho alcance TODOS OS POVOS DA TERRA. Trabalhamos para unir agências, centros de treinamento, igrejas locais, empresas em torno de estratégias para o cumprimento integral da Grande Comissão pela Igreja Brasileira (Mt 28:18-20). Para isso realizamos congressos, consultas, projetos e ações diversas em parceria. Estimulamos o diálogo para desenvolver o pensamento missionário ajustado às demandas e dinâmicas contemporâneas, assim como sua disseminação, de modo a promover a sinergia necessária para o uso do potencial pleno da igreja local em missões e potencializar o avanço do evangelho entre todos os povos.

Mantemos uma estrutura mista de funcionamento, sendo uma fixa, com vários departamentos, e outra flexível, por meio de alianças de entidades afins, que se integram em torno de um desafio missionário específico. O formato de atuação favorece o fortalecimento das iniciativas existentes, previne a duplicação de esforços e contribui para a AMTB desempenhar seu papel na consolidação do movimento missionário brasileiro.


Nossa Missão

Promover o fortalecimento das organizações missionárias para o cumprimento da Grande Comissão.



Nossos valores

  • Unidade – Cremos que ser um, como Cristo nos ensinou, é fundamental para o cumprimento da missão.
  • Escrituras – Valorizamos as Escrituras como nosso fundamento de fé e prática e como diretriz para a nossa missão.
  • Cooperação – Valorizamos a cooperação entre as organizações para que os desafios missionários do mundo sejam respondidos.
  • Missão de Deus – Valorizamos a missão de Deus como compromisso maior que nos impulsionar.
  • Formação – Valorizamos a formação bíblica, ministerial, profissional e transcultural como base para o envio de uma nova geração de missionários.
  • Contextualização – Valorizamos a contextualização das estratégias missionárias, dos métodos e processos para aumentar o nosso impacto.

Nossos alvos

  • Ser mais relevante para o movimento missionário brasileiro.
  • Contribuir para a formação de líderes da nova geração.
  • Conectar igrejas com agências missionárias.
  • Aumentar de maneira expressiva o número de missionários enviados.
  • Colaborar para a revitalização do movimento missionário brasileiro com novos modelos, estratégias e paradigmas.
  • Reinventar periodicamente a forma de funcionamento da AMTB para alinhar as organizações filiadas de modo a promover um impacto brasileiro no mundo.
  • Ser a mais confiável, completa e conhecida base de pesquisa em missões para a igreja brasileira.
  • Desenvolver um processo de assessoria que ajude as organizações filiadas a criarem e implementarem novos paradigmas.
  • Promover eventos catalisadores e mobilizadores na área missionária.
  • Associar-se a movimentos missionários internacionais para o cumprimento da missão.

Nossa história

A Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) teve início em reuniões informais entre pessoas interessadas em missões. O primeiro encontro foi na cidade do Rio de Janeiro, em 1976, patrocinado pela Missão Informadora do Brasil (MIB), que reuniu os principais líderes denominacionais para trocarem informações sobre suas iniciativas missionárias. O segundo encontro realizou-se em Belo Horizonte em 1977, na Lagoa dos Ingleses, com a intenção de reunir as missões, criar um foro de debate de temas comuns e manter um espírito de cooperação.

A iniciativa de reunir os líderes de missões a encontros periódicos foi a estratégia utilizada para trabalhar as questões comuns concernentes a missões transculturais. Os encontros informais foram dando corpo e forma ao movimento. Seis encontros anuais, de 1976 a 1981, reunindo os principais líderes de missões no Brasil, formaram a base para a organização da AMTB. Os estudos para formar a associação vinham sendo feitos há anos e no encontro de 1981 discutiu-se a questão como parte da agenda.

A AMTB foi oficialmente organizada em 27 de fevereiro de 1982, em reunião especialmente convocada pelo pastor Jonathan dos Santos, eleito como primeiro presidente. Gilberto Pickering foi eleito como vice-presidente, Tim Halls tesoureiro e Luiz Henrique Mello primeiro secretário. Esta foi a primeira assembleia da AMTB. Em 12 de abril de 1984 foi aprovado o estatuto e eleita nova diretoria, tendo como presidente o missionário Roberto Harvey. No mesmo ano foi feito o registro da entidade, com sede em Belo Horizonte, e a associação passou a existir também de direito.