Elementor #1684
20/03/2023Google e Microsoft: Recursos Gratuitos de Email e Nuvem
24/02/2024
TECNOLOGIA EM MISSÕES
Pensar em tecnologia nos dias que estamos vivendo parece algo natural e intuitivo para todos, mas, acredito que exista uma diferença entre ser um usuário de determinados recursos tecnológicos e ter uma mente voltada para aplicação de soluções que envolvam recursos técnicos.
Creio que precisamos em primeiro lugar quebrar um falso paradigma de que tudo que envolve tecnologia é necessariamente caro, que depende de altos investimentos financeiros que normalmente não estão sobrando no campo missionário. A bem da verdade, quanto maior a complexidade tecnológica de um projeto, maior será o seu investimento. Entretanto, existem sim soluções de baixíssimo custo ou até mesmo gratuitas à disposição do Reino. Grandes soluções do mercado, como Google e Microsoft, disponibilizam seus programas e recursos de forma gratuita para organizações sem fins lucrativos.
Não precisamos reinventar a roda, ou pior, não precisamos criar uma roda quadrada! A verdade é que a tecnologia está ao nosso favor e quando bem manejada servirá aos propósitos do Reino e nos ajudará a alcançar os confins da terra.
O Espírito Santo distribui dons e talentos como bem lhe apraz e eu creio que a sabedoria e inteligência para desenvolver recursos tecnológicos também vem do alto. Por isso, precisamos abraçar as ferramentas que estão à nossa disposição para tornar a missão mais leve, menos custosa; reduzindo o desgaste humano em tarefas que podem ser automatizadas. São inúmeros os recursos:
● Gestão de tarefas e prioridades
● Automação de processos
● Comunicação e Transparência para mantenedores
● Discipulado no campo
● Tradução simultânea
● Gestão de documentos
● Tratamento de informações confidenciais
● Comunicação segura
● Computação em Nuvem
● Inteligência Artificial, entre outros…
E esse é um ponto interessante porque muitos acreditam que a IA(Inteligência Artificial) é algo maligno ou que irá tomar o lugar do ser humano. Vemos alguns preconceitos, inclusive entre nós cristãos e missionários, de que determinadas tecnologias estão ou vão roubar a ação do Espírito Santo ou nosso chamado a grande comissão e eu digo para você: NÃO, ISSO NÃO É VERDADE. A tecnologia, e tomando a IA como exemplo, possui limites e características inseridas nela por um ser humano. Esse tipo de recurso existe para nos servir e mais importante que isso: somente uma pessoa pode se conectar com outra pessoa, somente uma alma pode se conectar com outra alma.
Agora, em qual meio essas pessoas podem se conectar? Em qual ambiente? Que tipo de contato pode existir ou ser gerado?
Aí então, temos sim, um Reino digital que pulsa e vibra cotidianamente com milhões de pessoas dentro dele. Mas isso é assunto de outro artigo…
O fato é que podemos nos conectar com pessoas através da tecnologia, podemos facilitar nossas tarefas diárias com as ferramentas certas. O trabalho missionário pode ir mais longe se abraçarmos os recursos que estão à nossa disposição.
Por isso, não se feche para o novo. Não descarte a tecnologia como meio de expansão do Reino. Ela é sua amiga, excelente executora e está sempre pronta a contribuir com a sua missão.
Por Raphael Costa